Excelência em nossos serviços! Conquiste e fidelize seus clientes com estratégias inteligentes, em uma época em que a confiança está em primeiro lugar.

    Acompanhe-nos
    em nossas redes sociais!

A era dos inconformados: como a rebeldia tem redefinido o sucesso dos negócios

09 de julho de 2025
Infomoney

O mundo sempre pertenceu aos rebeldes. Mas, na última década, essa máxima passou a fazer ainda mais sentido.

À medida que vimos a ascensão das redes sociais (e, por consequência, a descentralização da audiência dos canais tradicionais de mídia), também passamos a acompanhar (e até mesmo nos inspirar) em mais histórias de rebeldia.

Por exemplo.

Se 10 anos atrás era praticamente inviável cogitar a possibilidade de um canal de internet chamado CazéTV – criado por um jovem streamer (vale ressaltar) – transmitindo os principais eventos esportivos do mundo… Bom, hoje isso não só é realidade como soa quase tão óbvio quanto beber água.

Por falar em água…

Se antes as empresas desse segmento seguiam um padrão de comunicação tão incolor quanto a própria bebida… Agora, nós estamos hidratando o corpo e também a mente com marcas que constroem narrativas contraditoriamente ousadas (Liquid Death nos EUA e Dane-se aqui no Brasil são dois ótimos cases).

Resumindo: a revolução digital (ou melhor, social) não só permitiu que novos modelos de negócios fossem criados, mas também outras formas de fazer aquilo que já existia – e é aí, principalmente, que mora a rebeldia.

Portanto, se você está prestes a lançar uma nova empresa ou um novo produto… Ou até mesmo passando por uma transformação profissional… Pare tudo o que está fazendo agora e reflita brevemente comigo: o que define uma marca rebelde?

A depender da sua trajetória – ou até mesmo do seu momento atual de vida -, pressuponho que a resposta (se é que você já chegou a alguma conclusão) pode ser… 

Qualquer coisa.

A disrupção do negócio? A singularidade da execução? O impacto social? A liderança mercadológica? A coragem para se reinventar? Ou a coragem para reinventar o sistema? Todas as alternativas anteriores ou nenhuma delas? 

A verdade é que a regra da rebeldia é não ter regras. Mas se existe alguma exceção, como em toda regra (desculpe-me a redundância), ela se chama propósito.

A propósito…

Permita-me abrir um breve parênteses para me apresentar.

Sou jornalista de formação e comecei a minha carreira trabalhando em veículos da – no que pelo menos antes chamávamos – “grande mídia”. Mas, 15 anos atrás, uma tal pulguinha do “empreendedorismo” fez a minha cabeça coçar.  

Em 2012, me tornei um dos fundadores da ClapMe (atualmente, uma das produtoras especializadas em videocasts mais relevantes do Brasil). E, de lá pra cá, eu e meus sócios desbravamos a ascendente “creator economy” (ou “economia criativa”, em português). 

Um mercado, na época, pouco prestigiado e até mesmo ignorado pela bolha do empreendedorismo (incluindo fundos de investimentos). Mas que, hoje, pouco mais de uma década depois, se tornou uma parte estratégica – pra não dizer fundamental – na construção dos mais diversos negócios, nas mais diversas indústrias. 

Que ironia, né? 

No início deste ano, decidi sair da operação da ClapMe para me aventurar em novos empreendimentos. Dentre eles, o Marcas Rebeldes – que nasce como um podcast apresentado por João Branco e Rony Meisler para falar, justamente, sobre a rebeldia (com muito cuidado para não cair em contradições) dos mais diversos negócios. 

Fecha parênteses.

A partir de agora, estarei por aqui para promover reflexões em torno de histórias que inspiram pela inovação, mas, acima de tudo, pelo propósito e rebeldia.

Então, se você se considera, assim como eu, um rebelde (com causa)… Convite mais do que feito para se juntar a mim nessa Terapia de Ideias.  E caso ainda não tenha tido a oportunidade de assistir ao primeiro episódio do Marcas Rebeldes, recomendo o consumo sem moderação.

Até breve!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Oferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.

Utilitários Contábeis

Veja mais

Contato

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Endereço

Avenida Treze de Maio, no 511 - 8 andar , sala 804 e 805, Centro - Jaboticabal - SP - CEP: 14870-160

(16) 99173 9406

adm@escritoriocontabilabel.com.br

Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.

Canal de Atendimento

Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados.